Jackson Martins

Como descobrir e mensurar qual vm correta utilizar no Azure

Nesse artigo, aprenda a mensurar e encontrar a máquina virtual ideal para sua carga de trabalho no Azure

Não é uma regra, mas quando utilizamos um servidor web simples, é mais vantajoso ter um servidor com bastante memória e pouco processamento, do que um servidor com muito processamento, mas pouca memória.

Mas quando pensamos em um software tal como um ERP ou sistema que executam diversas funções, normalmente o que é mais exigido é o processador. Mesmo isso não sendo uma regra, cada ambiente tendo sua particularidade, nem sempre vamos precisar de uma máquina que tenha ambas as exigências de recursos altas.

Agora vai a pergunta, você sabe selecionar qual máquina é otimizada para memória no Azure? E máquinas com processadores AMD?

Antigamente para você descobrir isso, teria que ficar procurando nas documentações da Microsoft, então para facilitar isso foi criado o Seletor de Máquinas Virtuais, como ele você consegue encontrar sua máquina virtual de acordo com a carga de trabalho que você precisa, veja o exemplo:

Quero encontrar uma máquina virtual que tenha pelo menos 12GB de RAM e que tenha apenas 4 núcleos (vcores) em um processador AMD:

O foco principal é ter mais memória e menos processador, para acessar o seletor de máquinas basta clicar no link abaixo:

https://azure.microsoft.com/pt-br/pricing/vm-selector/

Lá podemos iniciar por região, tipo de carga de trabalho ou sistema operacional, recomendo iniciar por região e já selecionar a localidade que precise, porém nesse tutorial vamos fazer direto por carga de trabalho para ficar mais ilustrativo:

Você pode perceber que a cada seleção o número de máquinas disponíveis ira diminuir, ou seja, existem 284 tipos de máquinas virtuais otimizadas para utilização da memória, vamos agora adicionar mais filtros na próxima tela

Dificilmente você encontrará uma Máquina Virtual exatamente com as configurações que você precisa, por isso na busca você deverá colocar um mínimo que você deseja e um máximo que precisa, no nosso exemplo a configuração mínima para processamento é 2 vcores e o máximo é 6 vcores, já para memória (que é o que estamos buscando) preciso o mínimo 12GB e o máximo de 16GB.

Ainda preciso que seja um processador AMD, para isso, vamos expandir a opção “Recursos de VM adicionais”

A próxima opção é o tipo de armazenamento, o que não fará diferença nesse momento para essa máquina virtual,

As configurações que poderá fazer diferença será o sistema operacional e Região, no meu caso Windows e Sul do Brasil

Pronto, temos nosso resultado! Os 4 servidores que compatíveis que comportam meu workload sendo uma recomendada:

Você pode usar o seletor para montar diferentes cenários e sem precisar ficar consultando a documentação da Microsoft!

Nos vemos nas próximas dicas
Até mais 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *